O Porto da Cruz, sempre foi uma freguesia mais ligada à agricultura e trabalhos fisicamente exigentes, pelo que não é uma freguesia tradicionalmente forte em termos desportivos.

O Futebol, como na generalidade da região, foi sempre o desporto mais comum, em particular com a Associação Cultural e Desportiva do Porto da Cruz a assumir desde sempre o importante papel de lançar muitos dos jovens da freguesia nas suas camadas jovens. O ténis de mesa foi também um desporto que teve alguma expressão na freguesia, embora nos últimos anos o número de praticantes tenha decrescido muito.

Aqueles que de fora nos visitavam era tradicionalmente praticantes de parapente ou asa delta, entretanto também muito menos em "moda".

Só mais recentemente, a partir do novo milénio, o Porto da Cruz começou a ser visitado por surfistas que viram na enorme frente mar potencial para a modalidade de Surf. Desde então começou a ganhar alguma notoriedade, chegando hoje a ser dos locais da ilha Madeira onde se encontra o maior número de surfistas. Temos inclusive várias escolas de Surf sediadas cá na freguesia, casos da Madeira Surf Camp e da Calhau Surf School. Assim é normal em qualquer dia do ano olha para a praia da Alagoa ou praia da Maiata e ver muitos praticantes desta modalidade.

Com a tendência crescente para a prática de Trail Running e dadas as condições naturais desta freguesia, o Porto da Cruz é hoje muito conhecido pelos amantes desta modalidade pelo seu maravilhoso percurso de treino para Corrida em Trilhos (Trail Running), aberto todo o ano, e pelo evento anual Trail Porto da Cruz Natura que traz centenas de atletas para competir em Agosto naquele que é já um dos maiores eventos de trail running na Madeira.

Acompanhe aqui toda a informação sobre as modalidades que podem ser praticadas na freguesia do Porto da Cruz.