Percurso de Treino Trail Running 35km

Detalhes acerca do percurso de treino de 35km.

O percurso de treino de 35km do Porto da Cruz serve de base à prova de Ultra Trail 42km que realiza-se no segundo domingo de Agosto no evento do Trail Porto da Cruz Natura.

Aqui fica a descrição do percurso e diferenças em relação a prova de Ultra Trail: inicio sem a volta à promenade da Vila do Porto da Cruz (que contorna a piscina e Igreja), subindo logo directo da praia da Alagoa em direção ao Caminho Velho do Massapez. Daqui, tudo idêntico até a descida da vereda em direcção ao Pico do Suna para a levada que tem origem no Ribeiro Frio (levada do Furado), mais aqui na mesma seguindo o sentido em direcção ao Ribeiro Frio (sentido contrário à agua de levada) não se percorre toda a levada mas sim apenas 2km, apanhando a primeira subida para o Chão das Feiteiras (que se inicia junto a uma outra levada que encontramos depois de uma ponte em cimento). Do chão das feiteiras até à Portela tudo igual à prova oficial, subindo até ao Posto Florestal do Poiso e seguindo depois o trilho até o Pico da Suna e descida para o Posto Florestal dos Lamaceiro, seguido a levada que daqui nos leva até a Portela, aqui é que o percurso de treino segue o caminho florestal desde o miradouro da Portela direcção às Funduras, enquanto a prova de Ultra Trail Porto da Cruz Natura, segue por outro caminho, mais longo, que encontramos à direita deste, passando pela zona do lado da Ribeira-de-Machico, até que 2km depois novamente se encontrar com o trilho “mais directo” do percurso de treino. Toda a parte das Funduras até à vila do Porto da Cruz é idêntico, indo até a casa do Posto Florestal das Funduras regressando depois para a descida do Caminho da Degolada para o Cabo de Larano e daí descendo até a praia da Maiata que nos leva pela beira-mar até a Vila do Porto da Cruz.

Todas as mudanças de direcção ao longo do percurso estão indicados com setas indicadoras em madeira, com a indicação “Percurso de Treino 35km”.

Ficheiros GPS do percurso de treino do Porto da Cruz 35km: GPX / KML / TCX (clicar e guardar como…)