• trail35.jpg
  • trail2.jpg
  • sample.jpg
  • trail.jpg
  • sample1.jpg
  • trailrun.jpg
  • serra.jpg
  • trailrun2.jpg

O conceito de Corrida em Trilhos, tradução do inglês Trail Runnig, é uma corrida pedestre em trilhos maioritariamente em ambiente de montanha/floresta cujo percurso na sua totalidade não exceda os 10% em piso pavimentado ou alcatroado.

O Porto da Cruz pela sua extensão e pelo facto de cerca da 2/3 do seu território ser coberto de floresta (maioritariamente laurisilva), é o local ideal para a prática de trail-running. A proximidade do mar à serra, e a facilidade de chegar-se dos 0m aos 1600m de altitude, fazem desta localidade um paraíso para a prática deste desporto. Muitas das suas veredas extendem-se desde o mar até aos 1600m de altitute, possibilitando treinos de grande extensão e com um desnível muito acentuado.

Aproveitando estas potencialidades naturais, foram desenvolvidos três percursos de treino, o Percurso de Treino Trail Running 35km, o Percurso de Treino Trail Running 19km e o Percurso de Treino Trail Running 9km. Estes percursos estão sinalizados durante todo o ano, com placas indicativas de mudanças de direcção, possibilitando treinos ao longo de todo o ano. O início de fim de todos os percursos é o mesmo - o centro da Vila do Porto da Cruz.

Anualmente, no final de Julho ou início de Agosto (de acordo com o calendário do Circuito Nacional de Trail), realiza-se o Trail Porto da Cruz Natura, que percorre a grande maioria dos percursos de treino apenas com pequenas alterações de modo a aumentar as distancia para as medidas "oficiais" de mais de 42km (Ultra trail - UTPCN 45km 2700mD+) e mais de 21km (Trail Longo - TLPCN 22km 1400mD+), mantendo-se quase igual o percurso de trail curto de 9km (Trail Curto - TCPCN 10km 300mD+).

É possível a organização de eventos/corridas em grupo sendo para isso aconselhável o contacto directo com a Junta de Freguesia local de modo a se inteirar de todas as parcerias com as instituições locais.

Com o evoluír do Trail Running e apercebendo-se do potencial do Porto da Cruz, foram surgindo novos trilhos que foram sendo recuperados e divulgados pela sua extrema qualidade para treinos verdadeiramente exigentes mas sobretudo belos que preparam fisicamente os atletas mas sobretudo os deliciam com fantásticas paisagens sobre o Porto da Cruz. São exemplos disso a Subida do Lombinho - 1/2 km vertical, a Vereda do Larano - Boca do Risco ou o percurso Ribeiro Frio - Chão das Feiteiras - Ribeiro Frio.

 

Percurso de Treino de Trail Running do Porto da Cruz

 

Contacto Telefónico Permanente de Apoio ao Percurso de Treino

Hugo Marques - 924171530